Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos
O campeonato mundial de esportes aquáticos abre espaço não só para a natação, mas para outros esportes aquáticos, dentre eles os saltos ornamentais, polo aquático e o nado sincronizado. Sua estreia foi em 1973 e de lá para cá muita coisa mudou com muitas inovações e aplicações de novas regras.
Hoje, O campeonato mundial de esportes aquáticos acontece a cada dois anos e em anos pares. Durante vinte anos, entre os anos de 1978 e 1998 também aconteceu em anos pares, mas com um intervalo maior, de quatro em quatro anos. Com sua primeira edição realizada em 1973, a competição teve alteração ao longo de sua existência.
O Mundial de Esportes Aquáticos é organizado pela Federação Internacional de Natação, a FINA e as disputas acontecem em uma piscina longa, ou seja, uma piscina de 50M.
Outro campeonato mundial de natação conhecido pelo nome de Jogos Olímpicos e reconhecido como um dos mais tradicionais, é uma das competições da natação que revela novos atletas e recordes de cada uma de suas modalidades. Nas olimpíadas as competições se dividem entre mistas (homens e mulheres), em equipe e individuais em estilos diferentes que são eles: peito, costa, borboleta, borboleta e livre, com etapas eliminatórias, finais e semifinais. É um campeonato completo para os atletas provarem seu preparo.
Uma curiosidade é que antigamente, as competições eram realizadas em mar, pois não haviam tantos competidores para a disputa. Só em 1908, em Londres, as disputas passaram a ser em piscina apenas para homens, as mulheres só passaram a competir em 1912. Agora o número de competidores alcançou um recorde.