Jogos Pan-Americanos
Apenas para os atletas das América, os jogos pan-americanos acontecem um ano antes das olimpíadas. Eles são de responsabilidade da Organização Desportiva Pan-Americana, onde os jogos disputados, dentre eles a natação e as demais modalidades são decididas pela carta olímpica, que agregam competições que fazem parte das olimpíadas e outras que não fazem.
A primeira edição aconteceu em Buenos Aires em 1951 e desde 2007, quando o Pan foi realizado no Rio de Janeiro, as cidades escolhidas devem também realizar o Parapan americanos, competição destinada a pessoas com deficiência. Esses jogos ocorrem logo após o término do Pan Americano, assim como acontece com as olimpíadas.
Campeonato Mundial de Natação Paralímpica
O campeonato mundial de Natação Paralímpica tem dado espaço para o descobrimento de novos atletas na modalidade de natação, além de promover o desenvolvimento dos atletas com deficiência física. Essa competição acontece em diferentes locais do mundo, onde o Brasil na última edição ganhou destaque conquistando 18 medalhas de prata, ficando na quarta colocação no ranking geral. A realização da competição fortalece a inclusão de deficientes físicos no esporte, dando espaço a novos competidores.
Campeonato Mundial Júnior de Natação
Esse campeonato é realizado desde 2006 e organizado pela FINA (Federação Internacional de Natação). A primeira edição aconteceu no Brasil com um campeonato mundial júnior de que reuniu meninas de 14 a 17 anos e meninos de 15 a 18 anos completos até dezembro do ano do campeonato a cada dois anos em piscinas livres.
Os campeonatos de natação sem dúvida despertam nos atletas a vontade de ultrapassar seus obstáculos e bater recordes, além de estimular a sua competitividade e alavancar suas carreiras, dando visibilidade e destaque.