Parkour tem origem na palavra francesa “parcour”, que em português significa “percurso”. Ele foi criado inspirado nas técnicas de salvamento e fuga de emergências usadas por bombeiros. Na prática, são feitos movimentos contínuos, seja correr, subir ou saltar, sempre passando pelos obstáculos presentes em cada ambiente.
O praticante dessa modalidade é conhecido como traceur. Esse esporte hoje praticado em todo o mundo ainda não tem regras específicas, mas possui um regulamento estipulado pela Federação Internacional de Ginástica (FIG). É preciso fazer o corpo se deslocar de um ponto a outro, seja urbano como pilares de prédios ou naturais como grandes árvores.
O corpo e a mente se movem sem pausas e esse é uma das exigências ao iniciar o percurso. Caso o participante caia ele esta fora da disputa de exibição e quanto mais difícil for o obstáculos, maior pode ser a pontuação alcançada.
Em competições, existem duas categorias de Parkour: speed-run e freestyle. Nas provas de velocidade, o speed-run, os atletas precisam vencer os obstáculos no menor tempo possível. Já no freestyle, o julgamento se baseia a partir das performances, analisando a criatividade dos movimentos.
No Brasil o Parkour chegou em 2004 com a atuação de muitos competidores ao mesmo tempo. Apesar da resistência à prática, muitos lugares se tornaram como pontos da prática e em São Paulo é onde temos muitas localidades: Praça da Liberdade, s/no, Liberdade, São Paulo. Metrô Liberdade – Linha 1 (Azul). Avenida Presidente Castelo Branco, 5.700, Bom Retiro, São Paulo. Diariamente, das 8h às 22h. Vale do Anhangabaú, s/n – República – Centro, São Paulo. Metrô Anhangabaú – Linha 3 (Vermelha).CCSP – Rua Vergueiro, 1000, Paraíso, São Paulo